mulher Typing
LOGO PASCOM SAO SEBASTIAO  PRETO.png

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Doc. 99 da CNBB,  nº 247

quem-somos_edited.jpg
LOGO PASCOM SAO SEBASTIAO.jpg
7de5000d7d0641a4b982dff33afa1d2d.png

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja.

Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)

A Igreja católica ao longo dos tempos publicou diversos documentos pontifícios  e pastorais   tendo como tema central as comunicações.   Os mais recentes  que tratam dos meios digitais são os mais conhecidos, mas a igreja sempre se manifestou sobre o uso  das comunicações como meio de evangelização.

Quais os eixos da Pastoral da Comunicação?

“A Pascom não se limita a ações isoladas como produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos:

1) formação;

2) articulação;

3) produção e

4) espiritualidade,

que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora”.

banner-espaco-pascom.jpg

Obrigado! Mensagem enviada.

Pascom: pastoral para as pastorais

Todas as pastorais são transversais, isto é, perpassam umas às outras por se tratarem da expressão do mesmo solícito cuidado da Igreja para com a comunidade de fé. A Pascom, no entanto, tem uma particular expressão nesse tema por se tratar de uma pastoral que só se explica enquanto serviço às outras pastorais. Seria como uma pastoral para as pastorais. Nesse sentido, poder-se-ia dizer que a pastoral litúrgica, por exemplo, teria de ter “vasos comunicantes” com a Pascom. Cada Pastoral tem necessidade da

Pascom. A transversalidade, portanto, faz parte da sua essência, da sua natureza, da sua identidade.

Pascom: Comunicação que gera comunhão.